Um novo estudo revelou que uma visita a algumas das cidades mais populares do continente europeu não tem de custar muito dinheiro.
Alguns destinos de férias na Europa podem ser incrivelmente caros – pense, por exemplo, no Mónaco, na Suíça e na Costa Amalfitana. No entanto, o continente europeu conta com 44 países e territórios, o que significa que há viagens para todos os orçamentos.
Se está à procura de uma escapadela europeia que não o leve à falência, está com sorte.
A Eurail, fornecedora do passe Interrail, compilou uma lista útil das dez cidades mais económicas do continente. Além do baixo orçamento, estas cidades permitem ainda pequenas escapadinhas a outras cidades europeias, devido à proximidade e conexões ao nível dos transportes. Desta forma, uma viagem por várias cidades europeias, aceitável do ponto de vista financeiro, é perfeitamente possível.
Aqui está tudo o que precisa de saber antes de planear uma aventura amiga da carteira.
Os dois destinos mais económicos situam-se em países limítrofes
Sófia é, de longe, o destino mais económico da Europa para os viajantes com um orçamento limitado.
A capital búlgara pode ser explorada por apenas 36,49 euros por dia.
Situada no sopé da montanha Vitosha, a cidade é muitas vezes esquecida pelos viajantes, que preferem esquiar.
No entanto, esta cidade tem muito para oferecer, com uma arquitetura deslumbrante, uma história rica e algumas das comidas e bebidas mais baratas da Europa.
A Galeria de Arte de Sófia é de visita gratuita na segunda, quarta e quinta-feira de cada mês e muitas outras atrações, incluindo o Museu Nacional de História e a Igreja Boyana, reconhecida pela UNESCO, também oferecem entrada gratuita vários dias por mês.
O Palácio do Parlamento é um dos pontos de referência mais populares de Bucareste
Se quiser explorar outro país, há um comboio direto de Sófia para Bucareste, que é a segunda cidade mais barata da Europa.
Conhecida como a “Pequena Paris”, devido à proliferação de arquitetura de inspiração francesa e às suas amplas avenidas, a capital romena é famosa pela sua agitada cena cultural.
As visitas obrigatórias incluem o Palácio do Parlamento, igualmente impressionante do lado de fora e de visita livre. Os amantes da arte não devem perder os grafítis alucinantes da garagem Garajul Ciclop.
Um dia bem planeado aqui pode custar apenas 38,67 euros. Os voos baratos para Bucareste também são abundantes, e há muitos quartos de hostel disponíveis por menos de 10 euros por noite.
Fonte: Euronews